Planeta Telúrico
Planeta essencialmente constituído por materiais sólidos, apresentando-se estruturado em camadas com densidade elevada. Os planetas telúricos apresentam um núcleo formado por elementos metálicos e têm um diâmetro menor ou próximo do diâmetro da Terra. As atmosferas, quando existem, são pouco extensas relativamente as dimensões dos respetivos planetas. são pouco extensas relativamente às dimensões dos respetivos planetas. A temperatura superficial é elevada. Os movimentos de rotação são lentos e possuem poucos ou nenhum satélite. São planetas telúricos Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Os planetas telúricos podem ser classificados como geologicamente ativos e geologicamente inativos. A Terra é um planeta bastante ativo e Vénus apresenta alguma atividade vulcânica e sísmica. Mercúrio e Marte são considerados planetas geologicamente inativos.
Planeta Terra
O planeta Terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais próximo do Sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos.
Em nível espacial, tem uma característica bastante importante para que haja vida em seu interior: a existência de atmosfera. É composta por vários gases, sendo o nitrogénio, o oxigénio e o agonio os três principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins, entre eles, proteger a Terra de raios ultravioletas e promover oxigénio para a respiração dos seres vivos. A Terra realiza os movimentos de translação, que é o movimento em torno do Sol, durando 365 dias (um ano) e o movimento de rotação, movimento em torno de seu próprio eixo, que dura cerca de um dia ( 24 horas).
Sua forma não é perfeitamente arredondada, mas sim um pouco achatada e inclinada, cerca de 23 graus. Essa inclinação aliás, influencia, junto à translação, para determinar as estações do ano (inverno, verão, outono e primavera).
Planeta Mercúrio
Mercúrio é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vénus. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrónomo italiano Galileu Galilei.
A órbita de Mercúrio é muito excêntrica, tendo o periélio a 46 milhões de km e o afélio a 70 milhões de km; só a órbita de Plutão é mais excêntrica.
A sua superfície apesenta-se coberta por crateras de impacto.
É um planeta geologicamente inativo.
Planeta Marte
Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o segundo menor planeta do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada. Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano. Marte é o lar do Monte Olimpo, a segunda montanha mais alta conhecida no Sistema Solar-
É um planeta geologicamente inativo.
Planeta Vénus
Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno. Vénus é considerado um planeta do tipo terrestre ou telúrico, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição. Vénus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível.
Apresenta um elevado efeito de estufa.
É um planeta geologicamente ativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário