domingo, 3 de novembro de 2013

Teoria da Deriva Continental

Teoria da Deriva Continental

- Esta teoria foi apresentada em 1012 pelo Alfred Wegener, fundando a ideia do mobilismo terrestre.

- Wegener afirmava que os continentes nem sempre ocuparam as posições que ocupam atualmente. No passado estiveram unidos mas separam-se, movendo-se para as posições atuais.
- Segundo Alfred Wegener, os continentes estiveram unidos formando um supercontinente designado Pangeia e rodeado por um único oceano- a Pantalassa.


Argumento que apoiam a teoria da deriva dos continentes de Wegener:

Argumentos Morfológicos:
- Os continentes atuais apresentam contornos semelhantes, pelo que encaixariam uns nos outros formando uma única massa continental.

Argumentos Geológicos:
- existem em diferentes continentes rochas idênticas e com a mesma idade e quando se simula o encaise desses continentes, as massas rochosas prolongam-se entre elas.
 












Argumentos paleontológicos:
- Nos diferentes continentes existem fósseis dos mesmo seres vivos não nadadores que apresentam continuidade entre eles.

Argumentos paleoclimáticos:
- Existem em diferentes continentes depósitos glaciários idênticos que terão resultado de uma localização desses continentes próximos do pólo sul onde teriam feito parte da mesma massa continental.

  • A teoria de Wegener não foi aceite pela comunidade cientifica porque Wegener não soube explicar qual foi a força que gera o movimento dos continentes e os argumentos não foram suportados por dados físicos e cálculos matemáticos da época.



Sem comentários:

Enviar um comentário